OS TEMPLOS DE NOSSO TORRÃO

I

TEMPLOS PARADIGMA

1 Os humanos construíram lugares, templos palpáveis, visíveis e admiráveis, onde podem aprender a sentir a voz de Deus, sempre, e em comunidade, no fundo do seu coração.

Deus se enternece quando os homens lhe constroem templos majestosos ou pequenas ermidas, para o exaltar, como quando cuidam dos excluídos e carentes, por amor aos irmãos…

Todos os templos são extensão da comunidade: são lugares de aprender e de louvar. Deus é o mesmo, numa humilde e discreta capela rural, como numa magnífica e monumental catedral gótica, ou de linhas modernas, arrojadas.

A diferença está no nosso olhar… na nossa alma e no nosso coração.

Em Santo Amaro/São Paulo temos templos paradigmáticos, que cultivam Deus e as forças espirituais; as forças do bem… As pessoas se encantam com monumentos de pedra, quando aí aprendem e fortalecem a fé, as esperanças e o amor.

Deus se encanta com as pessoas sinceras e leais, quer estejam em magníficos templos, ou em humildes casebres. Deus se enternece que façamos o bem, sem olhar a quem.

Deus não é maior, porque lhe construímos templos, mas nós somos bem maiores, quando lhe construímos templos, por amor, a Ele e à comunidade, ao bem comum, com fé, esperança e solidariedade.

2. Catedral de Santo Amaro

O templo mais antigo, nesta pequena parte do mundo, é a Catedral de Santo Amaro, a Igreja Matriz. Um lugar bom para orar e meditar: para sentirmos Deus em nós, a nos iluminar; a nos apontar caminhos do bem, do bom conviver e do amar. Lugar bom para ouvir a Palavra, o Verbo … e para louvar e agradecer a Deus, por suas graças… Qualquer igreja, ampla ou acanhada, ou pobre ermida, no alto de uma colina, ou no fundo de um vale, todas elas nos convidam a orar e a meditar; a levantar o espírito para o alto; a superarmos nossa pequenez; a alçarmos nossos pensamentos, para o alto, para Deus.

Sursum corda”. ( Corações ao alto).

Lembre-se, sempre:

“Vós sois o Templo de Deus; o Espírito de Deus habita em vós”(ICor.3:16-17).

A nossa catedral é obra de muita dedicação de muitos… O templo é o espaço de reunião da comunidade; de encontro dos irmãos. O verdadeiro templo de Deus é a alma e o coração das pessoas de fé e de esperança que praticam a alteridade.

3. Igreja Mãe de Deus

Uma Igreja grande e despojada, como uma cabana de peregrinos, é a Igreja da Mãe de Deus“, na Avenida Interlagos.

O que falta, em muitas igreja, é mais verde e mais flores, mais natureza, mais árvores, mais arvoredo! O concreto é fio; não tem espírito, mais a alma é quente…

Concentre-se.

Cuide para não se dispersar… No templo, a comunidade, reunida, reza, louva, canta com emoção e alegria. Guarda e reserva momentos de silêncio criativo, quando a pessoa fala a sós, com Deus em seu coração! Alegria é fundamental, mas muito alarido é dispersivo. Batucada barulhenta, na Igreja, está fora de lugar. Incomoda e ofusca a mente e o espírito. A igreja não é lugar de aparências; é espaço de verdade…

A Igreja é um convite à espiritualidade, um convite à sabedoria, um convite à palavra, é um convite ao encontro comunitário; quer estejamos acompanhados ou sós, Deus está em nós.

A Igreja genuína articula o silêncio e o canto; a prece, o louvor e a gratidão. O templo de Deus está onde você está (I Cor. 3;16), onde está um crente sincero, leal e verdadeiro.

4. Solo Sagrado

Outra Igreja despojada, em lugar silencioso e convidativo, cercado de flores naturais, de matas nativas e das águas da Guarapiranga, é o Solo Sagrado da Guarapiranga, obra da Igreja Messiânica. Um lugar amplo, onde tudo nos convida a orar: o silêncio, o verde das árvores, a beleza das flores e o canto esvoaçar das aves, num céu límpido e azul… Tudo nos convida a orar e a refletir, em silêncio… A meditar em Deus e no sentido da vida e da convivência. A prestar atenção na Palavra de Deus! Deus vai no seu coração…

Você pode orar e meditar em qualquer lugar, onde você possa se concentrar, e pensar em Deus, como todo o bem e no sentido da vida… Você pode orar e meditar, em qualquer igreja, ou em qualquer lugar, onde puder se concentrar e fixar a mente em Deus; até num ônibus lotado, de pé ou sentado; até numa prisão, onde a maledicência te confinou… O templo de Deus vivo é você. “Vós sois o templo do Deus Vivo”. ( 1 Cor. 3:16)

Peça a Deus que abençoe seus passos, seu olhar, seu pensar; que abençoe seus braços, suas mãos, seu coração, seus sentidos e sentimentos… Que abençoe seu trabalho e seus planos de vida. Que Deus abençoe seus pais e seus irmãos e seus filhos, conhecidos e amigos; que abençoe o mundo e a humanidade… Que abençoe as mãos e o olhar e o coração de quem ama…

5. Templo Budista Kwan-Yin

Outro lugar paradigmático é o templo Kwan-Yin, no Grajaú (Varginha), em Santo Amaro/SP.

É um templo budista. Cada templo é sempre um convite para nos encontrarmos com o nosso Deus. Veremos então que religião genuína é necessária à nossa vida; religião também é cultura, precisamos dela na vida.

A religião nos faz mais humanos; nos faz mais gente, mais cordiais, mais atentos. A religião genuína nos fortalece a alma e o coração. Religião é cultura, mais é muito mais do que cultura: é vida.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.